Topo

Reinaldo Azevedo

Impasse para votação no Senado

Reinaldo Azevedo

01/02/2019 21h09

Em manobra de última hora, senadores decidiram que a eleição para o comando da Casa será feita em votação aberta. A escolha do novo presidente do Senado será feita ainda nesta sexta-feira (1º).

A decisão foi articulada por opositores do senador Renan Calheiros(MDB-CE), que é candidato. A estratégia é fazer com que o emedebista perca votos por causa da exposição pública que será dada aos senadores que votarem nele.

(…)
A sessão foi presidida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que concorre com Renan Calheiros pelo comando da Casa. Em resposta a questões de ordem que pediam o voto aberto, ele opinou favoravelmente aos requerimentos, mas delegou a decisão ao plenário.

O resultado foi de 50 votos pelo registro aberto e 2 pelo secreto.

O regimento do Senado estabelece em seu artigo 412 que uma mudança em alguma de suas regras só é possível em caso de apoio unânime do plenário.

Diz o artigo, em seu inciso III, que uma norma regimental só pode ser alterada por decisões de plenário tomadas "por unanimidade, mediante voto nominal, resguardado o quorum mínimo de três quintos (60%) dos votos dos membros da Casa".

A sessão, nesse momento, está parada em um impasse. Aliados do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que são contra o voto aberto, protestam contra a manobra. A senadora Katia Abreu (PDT-TO) tomou a pasta de condução dos trabalhos da mão do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), rival de Renan na disputa. (…)

Na Folha. Comento em seguida.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.