Topo

Reinaldo Azevedo

Intenções de voto em Lula tiveram ligeira queda porque, após prisão, disparou nº dos que acham que petista não será candidato

Reinaldo Azevedo

15/04/2018 06h28

A prisão de Lula e os eventos espetaculares que a cercaram, incluindo as sessões do Supremo antecedidas de pressões de rua, mudaram pouco o cenário eleitoral no que diz respeito ao petista. Houve, sim, segundo o Datafolha, no primeiro turno, uma queda nas intenções de voto no petista, mas é pequena quando se consideram alguns outros dados do levantamento, de que ainda se falará aqui. Ele atingia até 37% no levantamento de janeiro. Agora, a sua melhor marca é 31%.

Ocorre que, depois da prisão, 62% acham que o líder petista não será candidato. Afirmam que "será com certeza" apenas 18% — em janeiro, eram 32%; naquele mês, 21% consideravam que "talvez fosse"; nesta pesquisa, cai para 16%.

Como vocês poderão perceber por outros dados, o vínculo de Lula com a parcela do eleitorado que ele já havia conquistado segue praticamente intacto. A intenção de voto caiu no primeiro turno porque, por óbvio, o eleitor imagina que quem está preso não vai disputar eleição.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.