Topo

Reinaldo Azevedo

Jatinho pra cá, jatinho pra lá. Eis José Dirceu

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h14

Além de Marcos Valério (ver abaixo), Dirceu é outro que melhorou extraordinariamente de vida. É um homem acostumado a grandes eventos. Foi líder estudantil, preso político, trocado num seqüestro, já teve outra cara, assumiu a antiga (mas que, claro, já não era a mesma), viveu clandestinamente no Paraná como empresário, escondendo a identidade até da então sua mulher, virou o chefão do PT, depois do governo, foi cassado sob a acusação de corrupção e agora ele é… Leiam o que escreve Luciana Nunes Leal no Estadão deste domingo: "De todo-poderoso do governo Lula a altíssimo empresário do setor de… "Intermediação", responde um interlocutor muito próximo do ex-chefe da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu (PT-SP), depois de pensar um pouco sobre a melhor definição para a atividade profissional do amigo. Dirceu classifica de consultoria, mas sua atuação é muito maior do que isso. O petista é contratado para ajudar grandes empresas, brasileiras e estrangeiras, a resolver grandes problemas, no Brasil e no exterior. Para isso, se vale de relacionamentos que se formaram ou estreitaram quando estava no governo. Estão no rol o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e republicanos ligados ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. (…) Nos bastidores, Dirceu manteve conversas com políticos de vários partidos e participou do Encontro Nacional do PT, em abril. Chegou a viajar a Juiz de Fora para conversar com o ex-presidente Itamar Franco. Horas depois, Itamar anunciou que apresentaria sua candidatura na convenção do PMDB. (…) Argumentando que deixou a vida pública e não deve explicações, Dirceu mantém em sigilo os nomes dos clientes. Os amigos, fiéis, juram que não sabem. A vida é de alto executivo: viagens internacionais, sempre curtas, muitas vezes em jatos particulares. Na sexta-feira, Dirceu chegou dos EUA. Antes esteve no México e em Cuba. A Venezuela é destino freqüente." Clique aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.