Topo

Reinaldo Azevedo

Lewandowski determina reajuste para servidores

Reinaldo Azevedo

19/12/2018 21h14

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu, em decisão liminar, uma medida provisória (MP) que adiava de 2019 para 2020 reajuste salarial de servidores federais. Com a decisão, de caráter provisório, o governo terá de conceder o reajuste, que pode chegar a 6,3%. Cabe recurso.

Pelas estimativas do governo, o impacto para a União será de R$ 4,7 bilhões no primeiro ano de gestão do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

O adiamento atingiria 209 mil servidores ativos e 163 mil inativos. A medida também previa o cancelamento de gratificações e cargos comissionados para 124 mil funções no governo.

A decisão se soma a outras medidas que saíram neste ano de diferentes pontos da Praça dos Três Poderes, em Brasília, e vão gerar impacto no orçamento ou estimular a irresponsabilidade fiscal. (…)

Por Reynaldo Turollo Jr e Bernardo Caram, na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.