Topo

Reinaldo Azevedo

Lula será preso em razão da vontade soberana de Cármen Lúcia

Reinaldo Azevedo

04/04/2018 19h41

Triunfou, como observou Marco Aurélio, a estratégia de Cármen Lúcia. Ela se negou a votar as Ações Declaratórias de Constitucionalidade. Como Rosa Weber deixou claro, ela vai, sim, referendar a constitucionalidade do Artigo 283 do Código de Processo Penal. Está claro que há seis votos a favor da tese.

Assim, quando a ADC for votada, Lula será solto.

Mas vai passar, antes, um período na cadeia caso, antes da execução da pena, não se votem aqueles recursos.

Que fique claro: SEIS ministros são contrários à execução provisória da pena, mas o ex-presidente deve ser preso porque Cármen se negou a votar a questão.

Rosa Weber saiu-se com um voto verdadeiramente exótico: Rosa é contra o voto de Rosa, mas Rosa vota de acordo com a colegialidade.

A ser como ela diz, um tribunal jamais mudaria sua jurisprudência, uma vez que maioria formada é maioria formada, e quem discorda se limita a reproduzir o que pensa a maioria.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.