Topo

Reinaldo Azevedo

Mais Datafolha: Maioria quer mais Lava Jato; nem poderia ser diferente; para 51%, corrupção não vai diminuir com operação

Reinaldo Azevedo

17/04/2018 04h50

Há outro dado interessante na pesquisa Datafolha. Dizem, como é o óbvio e o esperado, que a Operação Lava Jato deve continuar 84% dos entrevistados, enquanto 12% consideram que ela deve ser encerrada. Não souberam responder 4%. Convenha-se: toma-se a Lava Jato como símbolo de combate à corrupção. Para muita gente, o seu encerramento corresponderia a incentivar a malandragem. Tanto é assim que, entre os eleitores de Lula, 77% defendem a sua continuidade.

Mas a corrupção vai diminuir com a operação? Disseram que sim 37% — em setembro do ano passado, eram 44%. Afirmaram que ficará tudo na mesma 51% — antes, eram 44%.

Leio na Folha:
"Em outro item, o instituto informou aos entrevistados que mais de cem políticos foram citados em delações premiadas e perguntou quantos deles serão presos. Disseram que a maioria não será detida 68%, uma queda de quatro pontos percentuais em relação ao levantamento feito um ano atrás."

A pergunta é ruim. Afinal, alguém ser citado em delação não quer dizer que seja culpado ou, numa outra dimensão, que se tenham apresentado as provas.

A resposta acaba colhendo, sim, uma espécie de descrença das pessoas, mas falseia, acho eu, a questão porque se ignora que uma delação é um dado que antecede a investigação. É elemento que pode ajudar na coleta de provas, mas não é prova.

Parece que é grande a chance de o entrevistado entender a pergunta mais ou menos assim: "Foram apresentadas provas contra mais de cem políticos. Você acha que eles serão presos?"

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.