Topo

Reinaldo Azevedo

Mesmo depois de prisão, prestígio de Lula no 2º turno não sofreu nenhum arranhão; ele bateria adversários com ampla margem

Reinaldo Azevedo

15/04/2018 08h55

Claro, claro!

As pessoas sempre podem olhar para o outro lado, negando-se a ver o que gritam os números. No primeiro turno, Lula teve o que chamo ligeira queda nas intenções de votos. Vistos outros números do levantamento, contata-se que se trata apenas de realismo do eleitor: ele está certo de que o líder petista, que está preso, não vai ser candidato. Mas isso não altera a sua escolha.

A ressurreição de Lula — obra da Lava Jato e da direita xucra — é pra valer. Ele só não será presidente da República pela terceira vez porque a Justiça vai impedi-lo de concorrer.

Pode parecer impressionante — e é mesmo! O fato é que a prisão nem mesmo arranhou o seu desempenho eleitoral no segundo turno quando se comparam os dados de agora com os de janeiro. Seguem praticamente iguais.

Há pouco mais de três meses, ele bateria Jair Bolsonaro por 49% a 32%; agora, por 48% a 31%. Contra o tucano Geraldo Alckmin, marcava 49% a 30%; neste abril, 48% a 27%. Contra Marina Silva (Rede), os 47% a 32% viraram 46% a 32%.

Sabem o que significa uma variação de um ponto percentual quando a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos? Nada!

Convenham: mais espetáculo do que Sérgio Moro tentou proporcionar com a prisão de Lula, bem, parece impossível. Ocorre que o petista deu um nó tático no juiz. Ainda que o magistrado tenha contado com o aparato midiático de hábito, o fato é que a percepção do eleitor não se deixou influenciar. Não ainda ao menos.

Se preso, Lula não será candidato. Se solto, também não. Até agora, a maioria dos votantes segue indiferente a essa evidência e daria ao petista o terceiro mandato.

Obra da Lava Jato e da direita xucra, que demonizaram todos os políticos. Deu no que deu.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.