Topo

Reinaldo Azevedo

MINHA COLUNA NA FOLHA: Bolsonaro recorre ao galinheiro e expõe metafísica do estatismo. Ou: Eletrobras e os ovos da Galinha Pintadinha

Reinaldo Azevedo

12/10/2018 07h51

Essa personagem misteriosa chamada "Uzmercádus" ficou meio desenxabida na quarta. As ações da Eletrobras despencaram; as da Petrobras tiveram um tombo razoável, e a Bolsa toda ficou com um certo gosto de cabo de guarda-chuva na boca –ou, sei lá, de coturno velho, para lembrar o maior criador de estatais da história, depois de Xerxes: Ernesto Geisel.

Numa entrevista à Band, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), meu novo Apedeuta, explicou por que é contra a privatização da área de geração de energia, admitindo-a apenas na distribuição, que já se tem hoje. Em matéria de futuro, também nessa área, o "mito" nos promete o passado. Com o propósito de ser didático, o candidato resolveu nos brindar com uma metáfora, um recurso a que as pessoas de pensamento complexo apelam às vezes para se fazer entender pelos simples de espírito. Disse: "Suponha que você tem um galinheiro no fundo da sua casa e viva dele. Quando privatiza, você não tem a garantia de comer um ovo cozido. Nós vamos deixar a energia nas mãos de terceiros?"Dá para entender por que os primeiros a se deixar seduzir pela retórica de Bolsonaro foram os universitários e os mais ricos. O que faltava a esse público era entender o fundamento civilizacional do estatismo.

Muitos já conheciam o ácido desoxirribonucleico, as funções continuamente deriváveis e o Gato de Schrödinger. Mas não entendiam a razão de ser de uma estatal dita estratégica, o que pode ser angustiante a um médico, matemático ou físico.Agora está claro. A Eletrobras é o galinheiro. A água é a galinha. E a energia é o ovo. Logo, se você tem um ovo, não fica no escuro. Tá ok? Foi nas asas dessa "Zoologia do Espírito" que o Brasil criou um dos maiores Estados-empresários da Terra, também notável por sua ineficiência. E pelos espasmódicos voos de galinha.

Os que se dizem liberais e escolheram Jair Bolsonaro desde a primeira hora devem tê-lo feito, suspeito, encantados com a segurança dos ovos da galinha pintadinha. Na entrevista, também restou a suspeita de que o candidato "duzmercádus" vai interferir no preço dos combustíveis. Disse: "Cada litro refinado de diesel custa 90 centavos, não sei se é verdade. E depois a Petrobras bota 150% de margem de lucro e revende, aí vai para o Brasil, você bota em média 30% do ICMS. Ninguém aguenta. Você tem que diminuir a carga tributária". Como? Reforma tributária para sustentar supostos 150% de margem de lucro para a Petrobras??? Fosse assim, o tráfico de drogas preferiria refinar petróleo a cocaína.
(…)
Íntegra aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.