Topo

Reinaldo Azevedo

Moro não é tolo 1: Futuro ministro indica para a direção-geral da PF o atual superintendente de Curitiba. É a sua própria República no poder

Reinaldo Azevedo

20/11/2018 15h43

Maurício Valeixo, atual superintendente da PF em Curitiba e futuro diretor-geral: amigo de Moro

"Eu seria um tolo se não aproveitasse pessoas que trabalharam comigo, especialmente no âmbito da Lava Jato porque já provaram integridade e eficiência."

A frase acima é do ex-juiz Sérgio Moro, ao justificar a indicação de Maurício Valeixo para a direção-geral da Polícia Federal. Pois é… Se há coisa de que Moro não pode ser acusado é de ser "tolo". Eu, por exemplo, sempre o considerei um dos homens mais espertos da República. Percebi isso logo no terceiro mês da Operação Lava Jato, em 2014. Quando vi a forma como manipulava setores da imprensa, pensei: "Que cara esperto!". Eis aí. Tinha e tem um projeto de poder. No momento, ele e Jair Bolsonaro se dão, vamos dizer assim, carona.

Valeixo é superintendente da Polícia Federal no Paraná e é amigo do futuro superministro da Justiça, Segurança Pública (e o que mais rolar) desde o ano 2000. Está habilitado, sim, para o cargo: comandou a diretoria de Combate ao Crime Organizado (Dicor) por três anos na gestão de Leandro Daiello e foi adido em Washington, nos EUA, entre 2015 e 2017. Mas é, acima de tudo, amigo de Moro. E isso conta muito no currículo.

Mais do que a dita "República de Curitiba", quem morde um naco do poder é a República de Moro. Convenham: é mais fácil, a esta altura, Jair Bolsonaro se desgastar no poder do que o ex-juiz, não é mesmo?
Continua aqui

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.