Topo

Reinaldo Azevedo

Moro não se alinha com todas as “10 Medidas Contra a Corrupção” do MPF. Ainda bem! Quatro são típicas de ditaduras ou Estados autoritários

Reinaldo Azevedo

09/11/2018 07h55

Em uma coletiva concedida nesta quinta, em que não disse quase nada, o futuro superministro da Justiça, Sérgio Moro, falou em resgatar algumas das tais "Dez Medidas Contra a Corrupção", propostas pelo Ministério Público Federal. Não seriam todas, ele destacou. Ainda bem.

Só para lembrar: quatro das 10 eram coisas típicas de ditaduras, a saber:
– teste aleatório de honestidade;
– admissão em juízo de provas colhidas ilegalmente;
– a quase extinção do habeas corpus;
– ampliação abusiva das possibilidades de prisão preventiva.

Moro afirmou que outras propostas podem ser incorporadas ao rol das ações contra a corrupção, mas não disse quais.

Na esfera criminal, defendeu que autores de delitos graves passem mais tempo da cadeia. Também falou sobre a necessidade de ampliar vagas em presídios.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.