Topo

Reinaldo Azevedo

MORTES NO FLAMENGO 5: Não há explicação técnica para confinar 26 garotos em contêiner com uma porta. Ou: irresponsáveis e omissos

Reinaldo Azevedo

10/02/2019 22h10

Jorge Eduardo (à esq) e Vitor Isaías. Ao fundo, o que sobrou do contêiner que era motivo de "orgulho" na diretoria do Flamengo

Só há uma coisa que Reinaldo Belotti nenhum pode explicar: como é que 26 garotos entre 14 e 17 anos são postos para dormir num contêiner — ainda que revestido fosse de mármore, ouro e diamantes — que tem uma única porta. Ademais, quanto a ser feito de material altamente inflamável, bem, eis outra evidência que dispensa juízo técnico. Até em razão da idade dos garotos — que não é caracterizada pela prudência —, isso jamais deveria ser feito. No caso, no entanto, foram vítimas da pira da irresponsabilidade porque estavam dormindo. Tivesse o clube o alvará da Prefeitura, com a devida autorização do Corpo de Bombeiros, é certo que assim não seria. Mas sucessivas diretorias preferiram ignorar a questão. Os meninos agora estão mortos. O comando do Flamengo, pelo visto, terá de deixar seu "orgulho" de lado, não é mesmo?

A propósito: aqueles que, podendo fazê-lo, não determinaram a interdição do local mesmo diante da disposição 30 vezes reiterada pelo Flamengo de desrespeitar a lei também respondem pela tragédia.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.