Topo

Reinaldo Azevedo

OS 22 DE BOLSONARO 2: Funções do Trabalho irão para 3 Pastas; um parecer da AGU aponta inconstitucionalidade; combustível para oposição

Reinaldo Azevedo

03/12/2018 22h52

As funções do Ministério do Trabalho serão divididas em três pastas: Justiça, Cidadania e Economia. Sob o guarda-chuva de Moro, ficarão as questões relacionas a marcos legais que envolvem sindicatos; com Osmar Terra (Cidadania), as políticas de emprego, e Paulo Guedes (Economia) vai cuidar do FGTS, além de Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio e o que mais quiserem lhe dar. Se houvesse o Ministério da Espinhela Caída, pegaria também. Nunca antes na história desta economia, alguém concentrou tanto poder. Parecer da AGU, que embasa nota divulgada pelo Ministério do Trabalho, sustenta que o desmembramento atenta contra o Artigo 10 da Constituição. Já afirmei aqui e repito: não creio que ministérios devam ser vistos como fetiches. Mas me parece que Bolsonaro dá um tiro no pé quando extingue a pasta de um setor que acaba de passar por um processo de desregulação, com a flexibilização da CLT. A chance de o mundo do trabalho ser assombrado por uma avalanche de procedimentos do Ministério Público do Trabalho é grande. Uma pasta a mais, uma a menos, para quem já vai operar com sete acima do número prometido, vamos convir, não faria diferença nenhuma. De resto, o governo também não tem certeza do que está fazendo. Tanto que se perdeu em idas e vindas.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.