Topo

Reinaldo Azevedo

PACOTE DE MORO 7: Ex-juiz vai insistir em execução da pena depois de condenação em 2ª instância; STF votará o tema em abril

Reinaldo Azevedo

04/02/2019 07h58

No pacote do ministro estaria ainda a execução da pena depois da condenação em segunda instância, matéria que está pendente de decisão no Supremo. Não é apenas o Artigo 283 do Código Penal, que pode mudar por projeto de lei, a garantir que ninguém pode ser considerado culpado antes do trânsito em julgado. A garantia também está no Inciso LVII do Artigo 5º da Constituição, que é cláusula pétrea. Vem um bom debate por aí. O surrealismo em terras nativas já vai levar o tribunal a discutir se é constitucional o que está na Constituição. Não deixa de ser um assombro. De todo modo, não estamos praticando o que dizem a Carta e a lei, e as prisões depois da segunda instância estão em curso. Se Sergio Moro conseguir emplacar a mudança do Artigo 283, seria preciso ver o que fazer com Lei Maior, em disposição que, segundo ela própria, não pode ser mudada. Parece loucura, mas é assim.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.