Topo

Reinaldo Azevedo

PAPO DE ÍNDIO 1: Moro, aquele que não é tolo, não quer a Funai sob seu guarda-chuva; sabe que o tema rende desgaste mundo afora

Reinaldo Azevedo

21/11/2018 06h18

Para onde vai a Funai, a Fundação Nacional do Índio, hoje subordinada ao Ministério da Justiça, que terá Sérgio Moro como titular? Essa é uma das dores de cabeça que Jair Bolsonaro pode ter à frente da Presidência da República. Ele já prometeu de modo solene que, no seu governo, não haverá novas demarcações. Também expressou mais de uma vez, de maneira genérica, que, a seu juízo, os índios devem ter, como nós, o direito de desenvolver atividades econômicas. Não fica exatamente claro o que pretende. Uma coisa é certa: também Moro não gostaria de ter a Funai sob o seu guarda-chuva. Como já disse o juiz sobre si mesmo, ele não é tolo e sabe que o assunto rende, vamos dizer, repercussão mundial. Alguém se construiu como paladino da Justiça ser visto, eventualmente, como leniente com eventuais agressões ao que a Constituição estabelece como direitos dos povos indígenas é algo que não combina muito com a sua biografia. E aí as coisas se complicam.
Continua aqui

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.