Topo

Reinaldo Azevedo

Pergunta sobre fala de Dirceu ao jornal El País estava errada; é preciso recuperar o original para que se constate o que, de fato, foi dito

Reinaldo Azevedo

09/10/2018 08h08

Aí veio a pergunta, feita por Renata Vasconcellos, com dois tópicos também, a Fernando Haddad. Lembrou que o programa do petista defende uma nova Constituinte e evocou uma entrevista de José Dirceu ao jornal El País. Disse ela: "José Dirceu afirmou que não acreditava numa vitória eleitoral de Jair Bolsonaro e declarou o seguinte: 'Dentro do país é uma questão de tempo para a gente tomar o poder. Aí nós vamos tomar o poder, que é coisa diferente de ganhar uma eleição". Aqui cabe uma correção. Dirceu deu essa resposta quando indagado pelo jornal o que aconteceria se o PT vencesse a disputa e fosse impedido de tomar o poder. Da forma como perguntou Renata, fica a impressão de que Dirceu ameaçou "tomar o poder", ainda que sem eleição, não importa a circunstância. Já escrevi a respeito. A entrevista está aqui. Haddad retirou a proposta da Constituinte. Deixou claro que ela não vale mais. Não corrigiu o erro da pergunta, mas isso acabou tendo uma utilidade.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.