Topo

Reinaldo Azevedo

SUPREMO LEGISLADOR 4: Liminar concedida por Barroso contra indulto já não tem validade; é o que dispõe o Artigo 10 da Lei 9.868. E ponto final

Reinaldo Azevedo

30/11/2018 16h12

Acontece que há um aspecto legal importante. O decreto está editado. Barroso concedeu a liminar contrariando a Constituição. Ora, se não há número para endossá-la, e está claro que não há, então ela já caiu. É o que dispõe o Artigo 10 da Lei 9.868, a saber: "Salvo no período de recesso, a medida cautelar na ação direta será concedida por decisão da maioria absoluta dos membros do Tribunal, observado o disposto no art. 22 (…)". E o tal Artigo 22 exige a presença de ao menos oito ministros. Segundo a letra da lei, a liminar de Barroso já está sem validade, e o pedido de vista de Fux é um truque. Gilmar Mendes propôs uma questão de ordem tendo em vista justamente o que dispõe a lei: ora, a liminar já está cassada. Na votação da questão de ordem, foi a vez de Dias Toffoli, presidente da Casa, pedir vista.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.