Topo

Reinaldo Azevedo

TOFFOLI E LULA 4: Ao endossar decisão de Fux, ministro se torna conivente com censura à imprensa, bem própria do ‘movimento militar’

Reinaldo Azevedo

02/10/2018 06h49

O estrago potencial da decisão de Dias Toffoli é ainda maior do que o estrago real. E a razão é simples. Trata-se de soma de ilegalidades. Sim, sim, um relator sempre pode afetar o plenário se quiser. Mas apenas se quiser. Ricardo Lewandowski não era obrigado. Não se impõe a colegialidade contra uma prerrogativa de um ministro do Supremo.

Pior ainda: ao endossar integralmente a decisão de Luiz Fux, que havia determinado também que não se publicasse eventual entrevista já feita, Toffoli se torna conivente com a censura prévia à imprensa.

Que é uma coisa que existia nos tempos do que ele chama "movimento militar de "1964".

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.