Topo

Reinaldo Azevedo

Trump usou documentos falsos para justificar rompimento de acordo nuclear com Irã, mas protagoniza pantomima com o Anão Atômico

Reinaldo Azevedo

13/06/2018 06h44

Não menos impressionante é o fato de Donald Trump ter usado evidências comprovadamente falsas sobre as agressões do Irã ao acordo nuclear para romper o tratado celebrado por Barack Obama, voltando a impor sanções àquele país, mas dar início a conversações — SOBRE O NADA, REITERO — com um tirante de manual, que lidera um governo homicida. Ainda que sob severas imposições religiosas, o regime iraniano se submete periodicamente a eleições. E o governo conta, sim, com a aprovação da maioria do povo. Não! Aquilo não é uma democracia. Mas está a uma distância absurda do hospício comandado por Kim Jong-un. Por que Trump escolheu esse caminho? Para deixar claro que é ele próprio, não os EUA, a fazer, como se diz por aí, "história". Assim acordos celebrados por aqueles que o antecederam não valem. Nem os comerciais. Vejam o que faz, por exemplo, com a tarifa do aço.

Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.